Saiba a importância e como definir Visão, Missão e Valores para sua empresa!

A definição de Missão, Visão e Valores é fundamental em todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou configuração. Desde gigantes comerciais como Facebook, Netshoes e Microsoft e instituições públicas, como o Senado Federal e até a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por exemplo, possuem este tripé bem estruturado, que deverá servir como base para todos os passos a serem dados pela organização.
Compreender o que são e como estão estruturados cada um destes tópicos torna a jornada empreendedora mais direcionada e dá propósito ao negócio, possibilitando o acompanhamento mais completo e abrangente sobre as decisões tomadas.
Mas afinal: O que é Missão, Visão e Valores e como defini-los? Nós vamos te explicar um a um.

MISSÃO

Definir qual é a Missão deve ser o primeiro passo para a construção de um novo empreendimento. Isto, pois explica de forma bastante direta o que seu negócio é e para que ele existe, ou seja, o que se propõe a fazer, quem busca atender e quais os problemas existentes no mundo que resolverá.
Veja a Missão da Fiat, por exemplo:

“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.”

Supondo que um leitor não conhecesse a Fiat, ficaria bastante claro para ele que se trata de uma indústria automobilística produtora de carros e fornecedora de serviços voltados a este segmento.
Outro ponto de fácil interpretação é o público que pretende-se atender. No caso, são as pessoas que buscam adquirir um carro e que terão orgulho em possuir um automóvel Fiat.

Ainda conseguimos compreender que o problema central o qual a Fiat visa resolver é o da locomoção urbana, comercializando uma forma de transporte que possibilita maior praticidade, comodidade e velocidade se comparado a outros.
Para que consiga elaborar a Missão de sua empresa, você deve ter muito claramente definido o que ela faz, o principal serviço oferecido ou produto vendido, quem será seu público-alvo e qual o problema central que solucionará e tentar sintetizar estas informações de forma clara e objetiva, facilitando ao máximo a interpretação do texto criado.

VISÃO

O segundo tópico a ser definido é o da Visão.
Aqui as empresas definem quais são seus objetivos futuros, comumente expressando apenas o principal. Em termos práticos, aqui será escrito o sonho do empreendedor para sua empresa, como ele quer vê-la no futuro.
A Visão da Netshoes, por exemplo, diz assim:

“Ser referência global em experiência de compra online.”

Portanto podemos tirar algumas conclusões quanto à perspectiva de futuro para a empresa: Primeiro é a posição que a Netshoes busca alcançar, ou seja, tornar-se referência global no quesito experiência em e-commerce, sendo conhecida internacionalmente pela qualidade nas relações online de compra com seus consumidores.
Em segundo lugar, dá a entender que não pretende expandir seu portfólio para lojas físicas de consumo, uma vez que aborda a questão da “experiência de compra online” como objetivo futuro.
Para que você consiga definir uma boa Visão deve saber primeiramente que, como a Missão, esta possui um texto mutável, que poderá ser alterado e incrementado conforme o crescimento da empresa. Portanto, não fique receoso em definir onde quer chegar no futuro. É importante também haver escalonamento dos objetivos, ou seja, etapas a serem atingidas dentro de determinados períodos de tempo. Assim você define metas alcançáveis a curto e médio prazo, possibilitando o crescimento concreto da empresa.

VALORES

Se a Missão significa o que a empresa é e faz, e a Visão onde ela pretende chegar, os Valores são características que compõem o “meio de campo”, ou seja, como andar pelo caminho que levará a empresa ao que é desejado tornar-se futuramente.
Geralmente, os Valores são definidos em palavras com significados conceituais, ou até mesmo pequenas frases que sintetizam a cultura daquela empresa, mostrando quais as características inerentes àquela jornada empreendedora que levarão a empresa, inicialmente “localizada” na Missão, até seus objetivos futuros, presentes na Visão.

A Chocolates Brasil Cacau tem como Valores os seguintes termos:

“Felicidade; Marca democrática; Diversidade; Entusiasmo; Jovialidade; Qualidade; Preços acessíveis.”

Estes conceitos irão pautar todas as atitudes da Chocolates Brasil Cacau como marca. Serão os responsáveis por construir seu posicionamento e embasar até mesmo as campanhas publicitárias.
O completo respeito e cumprimento dos Valores definidos fará a empresa chegar onde imaginou-se no futuro, no exemplo sintetizado pela Visão da produtora de chocolates: “Ser uma marca com espírito de liderança, que promete um forte e arrojado crescimento para atender com originalidade e de forma democrática todos os brasileiros, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis.”
Desta forma, ao definir os Valores para seu empreendimento, você deve saber que estes deverão ser seguidos estritamente à risca, sendo respeitados acima de tudo e tomados por base para pensar todas as ações, em todos os momentos e estágios de evolução da empresa, uma vez que deverão representar todas as atitudes e comportamentos dos colaboradores, bem como as relações construídas com clientes, fornecedores, parceiros, e até mesmo concorrentes.
Por isso a definição dos Valores não pode ser alterada no decorrer das atividades, uma vez que caso isto ocorra, além de provocar confusões e atritos internos, gerenciais e operacionais, pode passar uma imagem externa, aos consumidores e demais agentes do mercado, de falta de comprometimento, irresponsabilidade e amadorismo.
Sendo assim, escolha Valores que estejam de acordo com o propósito da sua empresa e que caminhem lado a lado com o que você realmente acredita e defende como ser humano, levando em conta o bem-estar da coletividade e a diversidade social. Este é um dos segredos para que as marcas sejam idolatradas e conquistem clientes extremamente fiéis, os quais estabelecem uma relação tão profunda com sua empresa que começarão a divulgá-la e defendê-la. Levando em conta a estrutura do Funil de Vendas, esta situação representa a formação de clientes promotores, o último estágio do funil.

RESUMO

Construindo um bom tripé estrutural, ou seja, uma Missão sincera, uma Visão audaciosa e estimulante, e definindo Valores pautados no que realmente se acredita e está disposto a lutar para concretizar, tem-se um bom princípio para a empresa.
A Missão, diária e continuamente, te lembrará de seu propósito, do porquê da empresa existir e o que ela é em essência, a Visão, onde quer chegar, o seu sonho, e os Valores mostram como devem ser percorridos os caminhos para chegar até lá, para realizá-lo.



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