Liderança: você está preparado para ela?

Cargos de liderança são o desejo de muitas pessoas que visam salários maiores e influência. Mas engana-se quem pensa que cargos de liderança são apenas isso.

O líder tem o dever de conhecer todos os setores e processos do negócio, e entender de todas as áreas que fazem parte do todo como: marketing, finanças, desenvolvimento, administração, etc.

Um gerente tem um papel muito amplo dentro do negócio, é preciso ser inspirador e entender de estratégia a curto e longo prazo, além de ser muito bom no lado operacional. Ele está no centro de três componentes essenciais na empresa: experiência do usuário, tecnologia e negócio.

Sua função agora não será mais apenas trabalhar com o design, marketing ou desenvolvimento, mas sim com pessoas.

A partir do momento que se ocupa um lugar de liderança é importante ter em mente que o trabalho será baseado nos colaboradores e clientes da empresa.

E para que essa função tão notável seja executada de forma eficaz, a primeira dica é: conheça profundamente a si mesmo e ao seu negócio.

Autoconhecimento e liderança

As características principais de um líder são: inspirar e conduzir pessoas. Mas como alguém que não conhece a fundo nem a si próprio, vai conhecer toda uma equipe?

Por isso, saiba quem você é e no que acredita.

O autoconhecimento acontece quando você analisa suas atitudes e sua evolução como ser humano. Você pode começar se fazendo algumas perguntas e refletindo sinceramente sobre as respostas. Nada de enganar a si mesmo, pois além de te atrasar, isso não trará benefício nenhum.

Vamos lá!

De que forma você encara os desafios?

O que ainda é preciso desenvolver para melhorar?

Por que estou refletindo sobre isso?

Quais características eu possuo que me fazem um líder?

Essa não é a hora de se julgar, apenas entender de que forma você se vê e o que pode fazer para aprimorar suas fraquezas e fortalecer suas qualidades.

Líderes empreendedores

Líderes eficientes são independentes, tomam a iniciativa e transformam projetos em realidade. Tudo isso mantendo a equipe motivada e focada no objetivo do negócio. Estes princípios são características diretas do empreendedorismo, ou seja, um bom líder sempre tem uma veia empreendedora.

E não é por acaso que o empreendedorismo está ligado a cargos de liderança. Uma mente empreendedora trabalha duro para conquistar o que acredita e não desiste perante desafios. Assim como deve ser um líder.

É por isso que um líder precisa ter uma conduta empreendedora, e nunca um comportamento de chefia. Afinal, existe um abismo entre um chefe e um líder.

Seja um líder, não um chefe

Ambos os nomes podem ser considerados sinônimos por algumas pessoas, mas na verdade são completamente opostos.

Como já vimos acima, o líder deve ser o centro da equipe, a fonte de motivação e ideias. Alguém que seja acessível aos colaboradores e unido ao time. Se um erra, todos erram, e assim vale também para os acertos.

Já o chefe é alguém totalmente separado do time. Ele concentra as atividades em si próprio e não dá abertura para ser abordado pelos colaboradores, afinal o chefe os vê apenas como seus subordinados e nada mais do que isso.

Enquanto o líder é respeitado e inspirador, o chefe é temido e malvisto.

Para você, que visa um cargo de liderança, tome cuidado. Pois existe um equilíbrio tênue entre esses comportamentos. Estude e se prepare para essa função, pois ninguém nasce um bom líder, e sim se torna um.

É uma função de liderança no sentido de controle e orientação e um trabalho de gestão no sentido de tomar decisões, estar à frente da equipe e nos objetivos da empresa.

Líderes precisam saber tudo o que puderem saber, para que assim possam mesclar essas informações e trabalhar com elas do melhor jeito possível.

Conheça mais sobre as habilidades de um empreendedor, e como elas te farão um líder competente e de sucesso, dedicando apenas alguns minutos do seu tempo.

Ricardo Basaglia fala sobre a melhor forma para liderar um time, as características essenciais de um bom empreendedor e como podemos desenvolver cada uma delas.

Clique abaixo e experimente uma aula gratuita.



Comentários

Send this to friend