Impulsione sua carreira profissional combinando soft skills com hard skills

Hard skills e soft skills são as habilidades que o mercado e recrutadores buscam em seus colaboradores. Combinadas, essas características fazem com que o profissional seja cobiçado pelas empresas, pois ele possui a capacidade de lidar com o negócio e com as pessoas.

Assim como o empreendedor que domina as hard e soft skills, ou seja, dispõe do conhecimento técnico necessário para empreender e da conduta fundamental para alcançar o sucesso.

Mas, você sabe qual a diferença entre soft skills e hard skills?

Hard skills: são específicas para cada área. Essas habilidades são aprendidas na faculdade, cursos, especializações e até em outros empregos. É o que geralmente consta no seu currículo como suas aptidões e competências.

Soft skills: são aquelas habilidades difíceis de avaliar, pois não consta em nosso currículo. São características da personalidade, e não do conhecimento técnico, ou seja, são competências que afetam diretamente o desempenho do colaborador e a sua produtividade.

Habilidades desejadas no mercado

As soft skills podem ser classificadas dentre inúmeras características de uma personalidade. Mas algumas delas podem fazer a diferença para recrutadores e líderes, que há muito tempo não analisam apenas as hard skills.

Para ajudar você, listamos algumas das soft skills que ganham destaque no meio de trabalho:

Pensar fora da caixa: você já deve ter ouvido essa expressão. Pensar fora da caixa é uma das soft skills mais importantes para um empreendedor e também para um colaborador, tanto para inovar quanto para resolver problemas. Algumas pessoas tendem a ser mais criativas do que outras, mas essa é uma característica que pode ser desenvolvida e aprimorada. Então, se você não se considera uma pessoa criativa, comece a exercitar sua criatividade achando uma solução para esta questão.

Boa comunicação: e não estamos falando apenas do discurso. Seja um profissional que se comunica bem com a equipe e com o cliente. E que também tenha habilidade na escrita e saiba ouvir, pois essas competências incluem uma comunicação eficaz.

Empatia: apesar de subestimada, a empatia é uma característica fundamental, principalmente para cargos de liderança. Saber se colocar no lugar do outro e tentar ajuda-lo só fará com que você ganhe pontos. Seja com os colaboradores ou mesmo com o cliente.

Flexibilidade: se adaptar às mudanças no ambiente profissional é importantíssimo. A resistência a novos projetos ou novas formas de trabalhar pode fazer com que você perca oportunidades de crescimento e aprendizado. Mas veja bem, se adapte às mudanças sem perder o foco no objetivo.

Resiliência: essa é uma palavra muito usada no mundo dos negócios. E não é à toa. Talvez todos os problemas e desafios que você encontrará ao desbravar o universo dos negócios se resuma a essa característica. A resiliência é a habilidade de lidar com as adversidades e superá-las. Ter a capacidade de aproveitar o melhor de uma situação ruim já é a metade da solução dos problemas. Por isso, se você não tem essa característica, desenvolva-a.

Liderança: o cargo mais almejado pela maioria das pessoas e que remete a dinheiro e poder. Mas a liderança é muito mais do que isso. Um líder precisa conhecer profundamente todas as áreas da empresa, além de combinar suas hard skills com todas as soft skills mencionadas acima. Um bom líder precisa ter uma ótima comunicação, ser criativo, ter empatia para com seus colaboradores e clientes e, claro, resiliência perante situações difíceis.

Leia mais sobre liderança em Liderança: você está preparado para ela?

Essas são as principais soft skills que as empresas procuram em seus colaboradores e que os empreendedores precisam para alavancar o seu negócio.

Agora, faça uma autoanálise e veja quais dessas características você possui e quais precisa melhorar.

Assim como as hard skills, as soft skills também podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Porém, essas não são habilidades que você poderá avaliar de acordo com a nota de uma prova, mas conforme suas atitudes.

Como desenvolver soft skills

Assim como quase tudo na vida, a possibilidade de melhorar ou não suas soft skills depende unicamente de você e de como enxerga a si mesmo e as oportunidades ao seu redor. Os desafios vão continuar aparecendo, o que precisa mudar é a sua forma de lidar com eles.

Selecionamos algumas dicas que você pode praticar para desenvolver as soft skills:

Estimule-se: após a autoanálise, você já vai ter identificado qual competência precisa aprimorar. Então faça exercícios que te estimulem a usá-la. Por exemplo, se você precisa melhorar sua resiliência, comece analisando o último desafio pelo qual passou e como o enfrentou. Quais conhecimentos você possui agora que não tinha antes desse desafio? Qual seria uma outra forma de resolver esse problema?

Autoconhecimento: antes de “se vender” para o mercado, saiba o que está vendendo. Comece traçando um perfil das habilidades que você já possui e pense em situações que comprovam que você tem aquela competência. Depois, explore quais características você precisa desenvolver e por quê, para qual objetivo.

Metas: com base no seu comportamento, defina metas a serem atingidas em um determinado prazo. Investigue, de acordo com seu desempenho profissional, se está conseguindo aprimorar as competências que deseja.

Use as habilidades ao seu favor

Tenha em mente que, para ser um empreendedor ou um colaborador completo, é preciso mesclar as soft skills com as hard skills, pois uma complementa a outra. Conheça suas competências mais desenvolvidas e use-as para conquistar o mercado.

Para que você consiga trabalhar e desenvolver ambas as habilidades igualmente, pense em quanto tempo investe para aprimorar as hard skills e em quanto está investindo nas soft skills.

Uma é tão importante quanto à outra, por isso se não for possível igualar o tempo de atenção entre elas, é preciso que chegue o mais próximo possível.

Como vimos, essas competências são fundamentais para você se sobressair no mercado e nos negócios. Então não deixe de aprimorar suas habilidades, tanto as soft skills quanto as hard skills, para você se tornar completo.

Com o mercado cada vez mais competitivo se destacar é a opção, seja para quem deseja empreender ou ser colaborador de uma empresa.

Aprenda mais sobre o mercado e como dominar suas habilidades, cadastre-se na Academia PME e faça um plano de estudos que atenda às suas necessidades.

Clique abaixo e conheça:



Comentários

Send this to friend