Estreitar relacionamento entre empresa e colaboradores

Como anda o seu relacionamento com a sua equipe?

Próximo ou totalmente indiferente e hierárquico? Pense por um momento.

Pensou? Então agora veja um trecho da nossa aula com o estudo de caso da agência Raccoon Marketing Digital, onde analisamos e mostramos pra você as vantagens de uma empresa que estreita o relacionamento com colaboradores.

A Empresa

A Raccoon Marketing Digital, comandada pelos sócios André Palis e Túlio Kehdi, é uma empresa com uma cultura bem aberta ao diálogo, ao compartilhamento de ideias e informações.

Formando assim um ambiente integrador, que estimula empresa e colaboradores a buscarem oportunidades para o desenvolvimento profissional, pessoal e do negócio.

De acordo com o COO da Raccoon, Túlio Kehdi, para que esse relacionamento se concretize, a empresa adotou o sistema utilizado no Google para se comunicar mais diretamente com os funcionários, chamado de One on One.

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Um a um

O método One on One visa ser uma maneira direta para feedbacks honestos entre gestor e colaborador, onde espera-se tratar de diversos assuntos, não só relacionados ao trabalho, mas também sobre vida pessoal, carreira, desafios, projetos particulares, etc.

Essas reuniões são oportunidades para a construção de bons relacionamentos, além de criar um canal para desenvolvimento de carreira, coaching, confiança e feedback.

Gestores que utilizam essa prática a consideram como uma das melhores formas para entender as fases do colaborador e o que ele espera da empresa e sua gestão.

Na Raccoon, as sessões de One on One são quinzenais e têm apresentado bons resultados na avaliação do diretor, pois permitem uma conversa sincera com o colaborador e reforçam o relacionamento, grau de confiança e afinidade entre todos.

A Raccoon entende que o bem-estar pessoal do funcionário é importante e o One on One tem resultado em avaliações relevantes para a empresa, pois são pequenos acompanhamentos mais pontuais e constantes que ajudam a compreender o papel da empresa na vida do funcionário.

Equilibrando as pontas

O foco no colaborador é também uma das premissas da empresa mundial Pixar Animation, como detalha em seu livro Criatividade S.A o empreendedor e presidente da companhia, Ed Catmull.

A empresa de animação americana desenvolve inúmero projetos e práticas para manter um ambiente de trabalho cativante e inspirador para seus profissionais e o cuidado com o bem-estar global do colaborador também é expresso no livro como um dos zelos.

Sobre isso, Catmull escreve no livro: “Para sobreviver no longo prazo, precisamos cuidar de nós mesmos, apoiar hábitos saudáveis e encorajar nossos funcionários a ter vidas satisfatórias fora do trabalho”.

Em outro trecho reforça a ideia: “Na Pixar, fiz com que todos soubessem que sempre devemos ter flexibilidade para reconhecer e apoiar a necessidade de equilíbrio de todos os nossos funcionários”.

Respaldo ao colaborador

A professora e consultora Mônica Aquino Clemente, a partir da experiência revelada no estudo de caso, destaca que algumas empresas, em especial as de base tecnológica, estão adotando práticas para promover um ambiente mais integrado e motivante para o desenvolvimento das habilidades, competências e desempenho das equipes.

Além de técnicas já habituais para avaliação e relacionamento com os colaboradores, dentre elas, pesquisa de clima organizacional; pesquisas estruturadas para identificar as necessidades pessoais e individuais voltadas para o trabalho de cada colaborador, a professora ressalta que entender o momento de vida do colaborador é importante também para a empresa.

“Não dá para desvincular trabalho de questões pessoais. Nós precisamos unificar essas duas questões em volta da motivação do colaborador, pois uma vez o colaborador motivado, entendendo que a empresa valoriza o trabalho dele, o resultado é muito superior”, afirma a professora.

Comunicação sem barreiras

Outra dica importante que a especialista traz sobre motivação e desenvolvimento de times é a manutenção de formas de comunicação claras e simplificadas entre colaboradores e organização.

“Quanto mais claro você for, identificar e mostrar para o funcionário aonde a empresa pretende chegar e de que maneira ele pode colaborar com a organização, maior vai ser a possibilidade de atingir os resultados esperados., ressalta a consultora.

Ainda sob esse aspecto, desenvolver um bom grau de relacionamento acaba por criar também um elevado laço de confiança e sinceridade entre as partes e promovendo um ambiente saudável de trabalho, como afirma Catmull: “Uma característica marcante de uma cultura criativa sadia é o fato de as pessoas sentirem-se livres para trocar ideias, opiniões e críticas. A falta de sinceridade, se não for controlada, acabará criando ambientes disfuncionais”.

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