automação de marketing

Como a automação de marketing gerencia as ações da sua empresa

Você sabe o que é a automação de marketing? E os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio?

A automação nada mais é do que uma nova tendência no mundo do marketing que fará você alavancar ainda mais a sua empresa.

Essa é uma estratégia que aperfeiçoa ações de marketing e traz perspectivas inovadoras de gerenciamento de ações, proporcionando uma maior eficácia para a conversão de clientes e o aumento de vendas.

Parece muito bom, não é mesmo?

E foi pensando nisso tudo que em Austin, nos Estados Unidos, conversamos com Felipe Paniago, Growth hacker da empresa Dentro da História, para saber os segredos de automação de marketing que possibilitaram o crescimento incrível da empresa.

Confira o post para conhecer um pouco mais sobre essa estratégia tão fundamental e, ao fim, veja a aula completa para aprender a utilizar a automação de marketing no seu negócio.

O que é a automação de marketing?

A automação do marketing é um processo que utiliza a tecnologia para automatizar práticas manuais do marketing online de acordo com as necessidades de uma empresa. Com a automação é possível nutrir um marketing muito mais eficaz e economizar tempo e esforços para focar em objetivos que demandam mais atenção.

Na empresa Dentro da História, criadora de livros infantis personalizados para crianças que tem a sua participação na história, a automação do marketing já trouxe muitos resultados e aumentou a eficiência das campanhas de e-mail marketing, alcançando 15% do faturamento da empresa a partir dessa prática adotada.

Segundo Felipe Paniago, Growth hacker da empresa:

“A automação tem ajudado muito porque ela tira da operação pessoas que são importantes. Horas de trabalho de profissionais que poderiam estar se dedicando a melhorar essa régua ou criar outras ações, em outros meios, são totalmente otimizadas por uma ferramenta.”

Livro “Marketing Automation for Dummies”

Mathew Sweezey, autor do livro “Marketing Automation for Dummies”, ressalta que “ao pensar em automação de marketing, muitas pessoas podem ficar confusas, imaginando se é uma tecnologia ou uma forma de marketing.Na verdade, são ambos. A automação de marketing é tanto uma nova forma de marketing quanto uma nova ferramenta que a maioria das empresas nunca usou antes.”

A automação serve para aprimorar os serviços de marketing, eliminando erros e melhorando a eficiência de muitas tarefas. Indiretamente proporciona às pessoas tempo de focar em outros objetivos dentro de uma empresa, objetivos esses que podem gerar lucros e que necessariamente precisam de uma pessoa para realizá-los.

Portanto, a automação não deixa de ser uma estratégia de crescimento empresarial.

Por que automatizar o marketing da sua empresa?

A automação de marketing é uma estratégia das mais importantes quando o assunto é ciclo de vendas e jornada de compra do cliente.

Essa automação permite criar um processo de rastreamento do seu cliente para identificá-lo na sua jornada e incluí-lo em um funil, possibilitando o aumento das vendas de uma empresa.

Portanto, a nutrição de campanhas para capturar leads e, consequentemente, o aumento do número de vendas são dois ideais importantes da automação do marketing.

Alguns benefícios são listados pelo estudioso Mathew Sweezey em seu livro:

  • Gerar mais Leads: nutre campanhas para os leads e reporta os seus resultados.
  • Fazer mais com a mesma equipe de marketing: se a sua equipe é pequena é possível manter o foco e fazer muito mais com a sua automação.
  • Consolidar as múltiplas ferramentas de marketing.
  • Melhorar o alinhamento entre vendas e marketing.
  • Analisar resultados.

Definindo expectativas realistas, Sweezey relata que as empresas que utilizam a nutrição de leads a partir da automação do marketing geram 451% mais leads qualificados do que empresas que não usufruem dessa prática.

A empresa Dentro da História também obteve resultados incríveis com a sua automação. Segundo Felipe:

“Hoje, a parte de e-mail marketing, apesar de muita gente dizer que o e-mail morreu, tem trazido bons resultados para a Dentro da História. Eu posso falar que 10% a 15% do faturamento mensal vem dessas ações internas. (…) A gente tem alguns segmentos com mais de 40% de taxa de abertura, então são índices bem altos. A taxa de conversão também é bem mais alta que o ecommerce, 5 ou 6 vezes acima da nossa taxa comum.”

E você? Quer trazer resultados incríveis para a sua empresa através da adoção de práticas simples de automação?

Basta acessar a plataforma da academia para estudar a aula “Como a Automação de Marketing pode ajudar a escalar suas vendas” e aprofundar-se nas estratégias para a sua empresa.



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