Canvas da Proposta de Valor

Como organizar sua ideia de negócio utilizando o Canvas da Proposta de Valor!

Está com dificuldades na hora de organizar sua ideia de negócio e não sabe como gerar uma proposta de valor superior para o seu cliente? Esse post é pra você!

Gerar um valor superior ao seu cliente ou potencial cliente é com certeza o maior diferencial na hora de lançar e manter competitivo o seu negócio no mercado.

Sabendo disso, trouxemos uma aula prática sobre como construir uma proposta de valor inovadora utilizando o passo a passo da ferramenta Canvas da Proposta de Valor.

O que é Canvas da Proposta de Valor?

É uma ferramenta que visa entender claramente o que o cliente almeja, e assim desenvolver um produto mais assertivo e que gere um valor superior.

O Canvas da proposta de valor pode ser criado a partir de dois quadros.

O primeiro, com foco exclusivamente no cliente. Lá você vai esmiuçar o perfil dele, como as dores, ganhos e tarefas.

Já no segundo, o foco é no seu produto/serviço onde, baseando-se no quadro do perfil do seu cliente, você desenha seu produto, propondo sempre uma solução para os problemas e as dores apresentadas anteriormente, e buscando uma oportunidade de entregar um valor e inovar.

Os dois blocos, quando alinhados te levam ao resultado esperado: o encaixe.

O Encaixe é o resultado obtido quando sua proposta de valor entusiasma seus clientes.

Buscar o Encaixe é o propósito da proposta de valor, que visa auxiliar no entendimento de quais serviços e produtos atendem tarefas, aliviam dores e promovem ganhos que realmente importam aos clientes.

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De onde surgiu?

O modelo Canvas foi criado e explicado pelos autores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur em seu best-seller Business Model Canvas, onde a função era justamente criar um modelo de negócio.

Posteriormente, os mesmos autores lançaram outro livro intitulado Value Proposition Design, explicando como utilizar a ferramenta Canvas além da criação do modelo de negócio: na criação de uma proposta de valor.

Por que usar?

A resposta pra essa pergunta é simples e pode parecer até mesmo óbvia: criar uma proposta de valor superior ao cliente.

Isso mesmo! Muitas vezes alguns detalhes cruciais passam despercebidos, o que implica na hora de criar um produto mais assertivo.

Porque a ferramenta age como um detalhamento dos blocos de segmentos de clientes e proposta de valor, contidos no Business Model Canvas, que dão um zoom nas características e informações que serão decisivas na hora de criar o seu negócio!

Cada vez mais empreendedores que desejam criar produtos e alcançar grandes mercados utilizam essa ferramenta a favor do seu negócio.

E o melhor de tudo é que você pode utiliza-la em qualquer lugar, seja em folhas, quadros, e até mesmo em alguns sites!

Quer saber mais sobre Canvas da Proposta de Valor? Produzimos uma aula 100% prática explicando pra você o passo a passo, utilizando negócios de sucesso como exemplo e best-seller “Value Proposition Design”  de onde originou a ferramenta.

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